Triste fim da AOL no Brasil
Desculpem meu tom melancólico, mas é que demorei uns dias a acessar o portal aol.com.br depois de ter lido uma matéria no Meio & Mensagem, dizendo que o portal enfim abandonava o mercado brasileiro e os seus assinantes seriam convidados a migrar para o Terra.
A notícia choca quem se lembra da forma como a AOL entrou no Brasil - e choca ainda mais quem trabalhou lá (eu passei lá 3 anos). Mas ao acessar o portal hoje, em busca de minhas matérias, com o intuito de guardá-las em meu arquivo, chocou-me o aviso colocado na home do portal, avisando que a data final de operação é 17 de março.
Para quem acreditou no jornalismo online, e ainda acredita, é um triste fim, uma sensação horrível ver aquele nosso trabalho ir pelo ralo.
O que resta é a esperança de que, no futuro, os executivos de empresas de mídia sejam mais ousados e tenham maior visão de futuro - e entendam o jornalismo na Web como um produto jornalístico, enxerguem uma empresa que produza conteúdo para a internet como uma empresa de mídia, não como uma empresa qualquer.
Bem, isso não passa de um desabafo, escrito ainda sob o choque da data da morte anunciada da Aol.
Um dia espero ter tempo para escrever mais sobre o sonho americano de conquistar o mundo, via internet. O problema é que, onde eles chegaram, como aqui no Brasil, esqueceram que cada país tinha sua cultura, seus hábitos e preferências, que não necessariamente são iguais aos deles, americanos. Se rolar, avisarei meus leitores.
(leiam o artigo de despedida de um dos colunistas da AOL, o professor Adilson de Oliveira, no blog http://pordentrodaciencia.blogspot.com)
Renato Delmanto